top of page

Tesouro Direto: o que você precisa saber!

  • Foto do escritor: Você Investimento
    Você Investimento
  • 19 de abr. de 2020
  • 5 min de leitura

Atualizado: 13 de dez. de 2022

Quer segurança para o seu investimento e ainda ajudar no desenvolvimento do Brasil?

Já imaginou ter o seu dinheiro no investimento mais seguro de todos e ainda contribuir para o desenvolvimento do Brasil? Sim, se pensou neles você acertou! Estamos falando dos títulos públicos federais, mais conhecidos como Tesouro Direto.


Oferecem alta liquidez ao seu dinheiro

Além da segurança, uma vez que a chance do governo quebrar é menor quando comparado à das Instituições Financeiras ou qualquer outra empresa, os títulos públicos oferecem alta liquidez ao seu dinheiro. Embora costuma-se dizer que esse produto de investimento oferece liquidez diária, é preciso se atentar para um detalhe, o resgate ocorre em D+1, ou seja, se você solicitar o resgate hoje o crédito ocorrerá no dia útil seguinte. Também podem ser uma alternativa à poupança quando o assunto é rentabilidade.


Você já sabe as condições de rendimento se ficar com os títulos até a data de vencimento

O Tesouro Direto é um investimento do tipo renda fixa. Isso significa que, no momento da aplicação, você já sabe as condições de rendimento do dinheiro se mantiver os títulos até o vencimento. Todas as modalidades desse investimento, sobre as quais falaremos mais adiante, têm um vencimento, e realizar o resgate antes dessa data pode trazer variações na rentabilidade conhecida do título escolhido e, algumas vezes, no próprio valor investido. Esta oscilação no ganho poderá ser para mais ou para menos, dependendo do valor negociado do investimento para determinado dia. Portanto, se for precisar do dinheiro antes da data de vencimento, a modalidade de título mais indicada é o Tesouro Selic o qual possui menor risco em caso de venda antecipada.


Digo "condições de rendimento", pois, no caso do Tesouro Selic, você sabe que o rendimento será dado pela taxa Selic, mas não sabe qual será o % da Selic na data de vencimento do seu título. O Tesouro Selic é um título pós-fixado na taxa Selic, ou seja, o seu rendimento varia de acordo com as oscilações desta taxa durante o tempo.


Em contrapartida, os títulos pré-fixados garantem um rendimento exato, se levados até o vencimento. Por exemplo, se você aplicou em um Tesouro Prefixado 2023 a uma taxa de juros de 9,15% ao ano, pode ter a certeza de que esse será o rendimento recebido, caso fique com o título até o vencimento. Caso decida fazer o resgate antecipadamente, poderá receber um rendimento maior ou menor ao contratado.


Como assim? Entre a data de aplicação e a de resgate, o preço do título oscilará conforme o mercado e a taxa de juros.


Quanto custa investir?

Na compra do Tesouro Direto, há a incidência de duas taxas. Uma é cobrada pela B3, referente à taxa de custódia (guarda) dos títulos e movimentação dos saldos, e a outra é cobrada pela instituição financeira. No caso da B3, a taxa cobrada é de 0,25% a.a. sobre o valor dos títulos. A taxa cobrada pela Instituição Financeira é livremente negociada e, inclusive, não há esta cobrança por parte de algumas dessas instituições. Verifique no site do Tesouro Direto um ranking com as taxas cobradas por cada instituição.


Como faço para resgatar?

O Tesouro Nacional garante liquidez diária aos títulos do Tesouro Direto. Isso significa que você poderá resgatar os títulos adquiridos a qualquer momento. Lembrando que os títulos são recomprados pelo Tesouro Nacional pelo preço de mercado na data da transação. Se você permanecer com os títulos até a data do vencimento, receberá o rendimento acordado no momento da compra, independentemente da variação dos preços durante a aplicação.


Mas quais são os tipos de títulos públicos?

Vamos lá! Antes de apresentar para você cada um dos títulos públicos que estão disponíveis para a compra, é importante informá-lo sobre dois aspectos fundamentais para uma boa escolha do tipo de título.


O primeiro aspecto se refere a observar qual é o indicador responsável por dar o rendimento ao seu título. Por exemplo, quando você compra um Tesouro IPCA está adquirindo um título com rentabilidade vinculada ao IPCA, em outras palavras, à inflação, acrescida de um juro definido na data da compra. Por se tratar de uma modalidade de investimento pós-fixado, a rentabilidade a ser recebida por você variará diretamente com o comportamento da inflação.


Identificado o índice, partimos para o próximo aspecto norteador da escolha: o cenário econômico e suas perspectivas para o futuro. As perguntas a serem feitas para a tomada de decisão serão: 1. Como está a inflação neste momento? 2. Esperamos uma alta da inflação para os próximos anos?


Se as respostas forem "inflação alta e provável manutenção de alta para os anos seguintes", será atrativo comprar uma Tesouro IPCA para garantir rendimentos acima da inflação e a segurança de um título de renda fixa do governo.


De um modo geral, estes dois aspectos servirão como base para a escolha do seu título público. Outros pontos também podem ser observados dependendo do objetivo de investimento, mas, em síntese, identificando o indexador relacionado ao título e o momento econômico, você estará apto a fazer uma boa escolha.


Ok! Agora que você já sabe como escolher o seu título do Tesouro Direto, vamos ver quais são eles?


Tesouro Selic: ideal para a sua reserva de emergência!

Os títulos Tesouro Selic são chamados de pós-fixados cuja rentabilidade acompanha a taxa básica da economia, a Selic. São ideais para a reserva de emergência por possuírem liquidez diária e podem ser uma alternativa à poupança. Possuem o menor risco em caso de venda antecipada, sendo indicados para objetivos de curto prazo.


Prefixados: para quem quer saber exatamente o valor que receberá ao final da aplicação.

Os títulos prefixados são títulos que garantem uma rentabilidade fixa. Isso significa que você sabe exatamente, no momento da aplicação, quanto irá resgatar no final. Em um cenário de queda da taxa de juros podem oferecer rentabilidade maior quando comparados aos títulos pós-fixados. São indicados para metas de médio e longo prazo.


Tesouro IPCA: garantia de ganhos sempre acima da inflação!

A rentabilidade dos títulos Tesouro IPCA está atrelada à inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA. Esses títulos, portanto, oferecem rendimento igual à variação do IPCA acrescido de uma taxa prefixada de juros. São ideais para investimentos de longo prazo.


Dito tudo isso, resta saber como é a cobrança do Imposto de Renda.

Os impostos cobrados sobre operações com títulos públicos são os mesmos que incidem sobre os produtos de renda fixa como CDB's e fundos de investimentos. Haverá também a cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para resgates de aplicações antes de 30 dias. O Imposto de Renda tem alíquota regressiva e é cobrado na fonte sobre os rendimentos, sendo o fato gerador o resgate antecipado, o pagamento de cupom de juros (alguns tipos de títulos pagam, adicionalmente, juros semestrais) e o vencimento do título:


22,5% para aplicações com prazo até 180 dias;

20,0% para aplicações com prazo de 181 dias até 360 dias;

17,5% para aplicações com prazo de 361 dias até 720 dias;

15,0% para aplicações com prazo acima de 721 dias.


Está aí uma opção de investimento para quem tem o perfil de investidor mais conservador que busca rentabilidade com uma segurança maior!


Obrigada pela visita e até o próximo post! :+)




Trecho do E-book Você Inve$timento: como se tornar um investidor e projetar uma vida financeira próspera e feliz.

Comentários


Orgulhosamente criado com wix.com

Este site não tem como objetivo recomendar e nem incentivar qualquer tipo de aplicação em produtos de investimentos. Para tanto, seria necessária uma consulta com profissional da área para realizar o diagnóstico do perfil do investidor, assim como para fazer a indicação dos produtos aderentes ao perfil traçado. O Você Investimento tem como missão a disseminação de conteúdo educativo para a promoção de uma vida mais próspera e feliz.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey YouTube Icon
bottom of page