top of page

Fundo Imobiliário: torne-se um investidor em imóveis!

  • Foto do escritor: Você Investimento
    Você Investimento
  • 3 de abr. de 2020
  • 4 min de leitura

Atualizado: 12 de nov. de 2020

Já pensou em investir no setor imobiliário e receber aluguel, mas sem precisar comprar um imóvel. Sim, é possível! O fundo de investimento imobiliário te oferece isso e muito mais! Confira!



Os fundos imobiliários investem em empreendimentos imobiliários e são destinados a investidores que procuram investir no mercado imobiliário, mas sem a burocracia da compra de um imóvel.

“Ganhos obtidos através de rendimentos periódicos e/ou pela valorização das cotas do fundo.”

De um modo geral, os investidores de fundos imobiliários podem receber os ganhos provenientes dos fundos de duas formas: pelo recebimento periódico de rendimentos e/ou pela valorização das cotas.


Em relação à distribuição dos rendimentos, a regulamentação obriga a distribuição de, no mínimo, 95% dos lucros obtidos a cada semestre. Porém, alguns fundos fazem essa distribuição mensalmente na forma de uma espécie de renda por "aluguel" aos investidores.


Já os ganhos provenientes da valorização das cotas, somente serão recebidos no momento do resgate do fundo.


É importante saber que os fundos de investimento imobiliários são comercializados na forma de fundos fechados. Isso significa que não é permitido o resgate de cotas antes da duração do fundo, que poderá ser determinada ou indeterminada. Sendo assim, a única forma de você obter liquidez é por meio da venda de suas cotas no mercado secundário, em outras palavras, algum investidor precisa querer adquirir suas cotas para que você consiga resgatar o seu investimento. Para tanto, é necessário que o fundo imobiliário esteja registrado para negociação na B3.


Mas é seguro investir em Fundos Imobiliários?


Diversos são os riscos associados ao investimento em fundos imobiliários. Por esse motivo, eles são indicados para quem tem um perfil de investidor com maior tolerância ao risco, como por exemplo o perfil arrojado.


Ok, já sabemos que há riscos implicados ao investir neste fundo. A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros (ANBIMA) cita alguns riscos, tais como:


1. Riscos Macroeconômicos


Uma desaceleração econômica, como uma retração no Produto Interno Bruto (PIB) de um país, impacta diretamente os setores em que empreendem os fundos imobiliários. Fatores como o desemprego, a redução da renda da população, a restrição do crédito, desaquecem a compra de imóveis e o interesse na contratação e renovação dos contratos de locação de imóveis que façam parte da carteira de ativos do fundo. Esses e outros aspectos podem impactar a rentabilidade e trazer, até mesmo, prejuízo aos cotistas.


2. Risco de Crédito


O risco de crédito se refere à possibilidade de inadimplência de alguma obrigação financeira. Significa dizer que há o risco de não pagamento por parte dos devedores em uma carteira com títulos de dívida privada, como por exemplo, uma Letra de Crédito Imobiliário (LCI). Há também, como mencionado antes, o risco de redução da capacidade de pagamento dos locatários dos imóveis.


3. Risco de Vacância


O risco de vacância se refere ao risco de um imóvel alugado ficar desocupado durante um período. Essa vacância ou desocupação, impactará negativamente a rentabilidade do fundo até que um novo locatário surja.


Esses são alguns dos riscos associados aos fundos imobiliários. Antes de investir, reflita sobre os seus objetivos de investimento e verifique se as características do fundo estão de acordo com o seu perfil do investidor. Afinal, é preciso planejar o seu investimento para atingir objetivos e concretizar os seus sonhos!


Posso resgatar meu fundo imobiliário a qualquer momento?


Como já mencionado, existe a possibilidade de que você não consiga vender imediatamente as cotas do seu fundo imobiliário. Isso ocorre porque essas cotas terão que ser negociadas no mercado secundário e, em um cenário de maior estresse no mercado financeiro, pode se configurar uma situação de falta de liquidez e possível perda de capital para os investidores que realizem a venda nestas condições.


E como fica o Imposto de Renda?


O imposto de renda incidirá sempre sobre os rendimentos do seu fundo imobiliário. Como já comentamos, há dois tipos de rendimentos nesta modalidade de fundo a serem recebidos pelo investidor:


1. Parcela dos lucros semestrais, os quais muitos fundos fazem o pagamento mensalmente aos cotistas. Esse tipo de rendimento será isento da cobrança do imposto de renda, desde que:

  • as cotas do fundo em questão sejam negociadas, exclusivamente, em bolsas de valores ou mercado de balcão organizado;

  • o fundo de investimento imobiliário possua, no mínimo, 50 cotistas;

  • a isenção não será concedida ao cotista, pessoa física, titular de cotas que representem 10% ou mais do total de cotas emitidas, ou que lhe proporcionem recebimento de rendimento superior a 10% do total dos rendimentos obtidos pelo fundo.

2. Ganho de capital recebido na venda das cotas e no resgate será tributado na alíquota de 20%.


Assim como ocorre em outras categorias de fundos de investimento, os fundos imobiliários terão os seus rendimentos tributados pelo Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) se houver resgate antes de 30 dias da aplicação.


Vou ter que pagar alguma taxa para investir e resgatar?


Sim! Em geral, será cobrada a taxa de administração e, em alguns casos, a taxa de performance. Importante: verifique sempre no regulamento do fundo qual o valor da taxa de administração, pois quanto menor essa taxa, maior será o rendimento do fundo!


Vale conferir também no regulamento do fundo se há a previsão de cobrança de outra taxa, além da taxa de administração e de performance.


Chegamos ao fim! :+)


Agora você já sabe como funcionam os fundos de investimento imobiliários. Deu vontade de investir? Já sabe qual é o seu perfil do investidor? A dica é traçar o seu perfil antes de investir para identificar se o fundo é recomendado para você! :+)


Sucesso em seus investimentos e até o próximo artigo!




Trecho do E-book Você Inve$timento: como se tornar um investidor e projetar uma vida financeira próspera e feliz.

Comentários


Orgulhosamente criado com wix.com

Este site não tem como objetivo recomendar e nem incentivar qualquer tipo de aplicação em produtos de investimentos. Para tanto, seria necessária uma consulta com profissional da área para realizar o diagnóstico do perfil do investidor, assim como para fazer a indicação dos produtos aderentes ao perfil traçado. O Você Investimento tem como missão a disseminação de conteúdo educativo para a promoção de uma vida mais próspera e feliz.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey YouTube Icon
bottom of page