Planejamento de Finanças Básico e Fácil
- Você Investimento

- 4 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
Hoje nós vamos montar um planejamento de finanças fácil para você garantir uma maior tranquilidade no futuro!

O primeiro passo para fazer um planejamento é ter um salário para pagar os seus gastos, e também para começar a investir. Para isso, será necessário escolher uma instituição financeira.
Segundo: você irá separar os seus gastos em gastos fixos e gastos variáveis. Os fixos são aqueles que você tem recorrentes, todo mês; os variáveis são aqueles que aparecem de vez em quando sim, de vez em quando não.
Terceiro: você vai começar a construir a sua "caixinha" de investimentos. Eu costumo dividir esse item em outras três "caixinhas":
A Reserva de Emergência, destinada a cobrir até seis meses dos seus gastos mensais, fixos e variáveis, para situações de imprevistos.
Importante: monte essa reserva antes de começar a montar as outras duas.
A Reserva para a Aposentadoria, que tem como objetivo garantir uma maior tranquilidade financeira no seu futuro.
A Reserva de Infinitas Possibilidades. Aqui estarão os seus objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo. Eu sugiro destinar, necessariamente, uma parte dessa reserva para o seu lazer, outra para a sua educação e uma última parcela para um ou mais objetivos financeiros que queira alcançar!
Por fim, como iremos separar o nosso salário dentre as "caixinhas" gastos fixos e variáveis e investimentos?
Uma sugestão é destinar 70% do seu salário para pagar os seus gastos e 30% para os investimentos. Se você conseguir diminuir os gastos e aumentar o valor para os investimentos, melhor ainda!
O salário seria repartido assim:
Primeira etapa: montar a Reserva de Emergência:
70% para gastos e 30% para construir a Reserva de Emergência.
Montada a reserva para imprevistos, partiremos rumo a uma segunda etapa: montar a Reserva para a Aposentadoria e a Reserva de Infinitas Possibilidades:
70% para gastos, 15% para a Reserva da Aposentadoria e 15% para a Reserva de Infinitas Possibilidades, sendo nesta última 5% para a sua educação, 5% para o seu lazer e 5% para fazer o que você desejar!
Ah, e muito importante, além desse planejamento e do seu trabalho, é gerar renda extra e desenvolver um hábito, uma constância para investir. Ao longo do tempo, essas ações farão toda a diferença para a criação do seu patrimônio financeiro!
Espero que essa sugestão lhe inspire a cuidar com muito carinho do seu dinheiro. Lembre-se: as suas finanças são um aspecto fundamental para garantir uma vida mais próspera e feliz!
Um forte abraço e até o próximo artigo! :+)










Comentários